18/05/2018

Olá, Lisboa! Agenda da Lista C, candidata à Direcção Nacional da LPN-Liga para a Protecção da Natureza, em Lisboa de 19 a 25 de Maio de 2018


Quando se fala em Cidadania poucas vezes se fala no papel que organizações não governamentais - ONGs - têm no fortalecimento da participação cívica na nossa sociedade. Existe, até, uma certa e crescente aversão das pessoas em conhecerem e se tornarem associadas. Muitas vezes, só quando as coisas correm terrivelmente mal é que as ONGs aparecem nas notícias.

No entanto, a força das ONGs e o funcionamento da sua democracia interna é, a meu ver, de importância para toda a Sociedade Civil e não só para os associados dessas organizações. Isto porque o financiamento e abrangência de acção das ONGs com muita frequência ultrapassa o universo dos seus associados e, desta forma, a Sociedade Civil tem um interesse directo em acompanhar a sua vida interna.

Acontece que eu sou neste momento candidato à Direcção Nacional de uma ONG de Ambiente, a LPN-Liga para a Protecção da Natureza, a mais antiga ONGA da Península Ibérica que completa este ano 70 anos. E como acho que a LPN só tem a ganhar com o acompanhamento público da sua actividade, considero que as suas eleições são do interesse de todos.
Desta forma, divulgo aqui uma ligação para a página da LPN onde podem encontrar informação sobre as várias listas candidatas e os seus Programas de Acção.

No meu caso, partilho aqui a Agenda da Lista C em Lisboa de 19 a 25 de Maio de 2018. São passeios-convívio livres, sem inscrição e sem seguro, abertos a todos os interessados, associados ou não. Mas aviso que correm o risco de ficarem associados! Mais informações sobre esta Candidatura Aberta, a constituição da Lista e o Programa de Acção na página da Lista C.

Juntem-se a nós. Qualquer questão, contactem-nos para candidaturaaberta@gmail.com. Obrigado!

1. Sábado, 19 de Maio de 2018, 15h00 - 18h00
Passeio-convívio no Jardim da LPN, Lisboa
Ponto de Encontro: Sede da LPN na Estrada do Calhariz de Benfica, 187, Lisboa. Mapa da localização aqui. Não é necessário inscrição, é só aparecer!

Algumas das espécies da Sebe Viva Biodiversa do Jardim da LPN. Venha conhecê-las! Fotos do Portal da Sociedade Portuguesa de Botânica Flora-on.pt .

Recorrendo à Sebe Viva Biodiversa vamos conhecer algumas das mais importantes espécies autóctones do país. Vamos calcular a diversidade de espécies da sebe e decidir que metade da sebe deveria ser dedicada à conservação se só metade pudesse ser salva. Depois, haverá um lanche-convívio partilhado.

Conhecem todas as espécies da Sebe Viva BioDiversa?

2. Terça-Feira, 22 de Maio de 2018, 18h30-20h00 - Dia da Diversidade Biológica
Passeio-convívio pelo Corredor Verde de Monsanto para conhecer a sua estrutura e espécies de árvores. A última vez que lá fui, vimos 7 espécies de carvalho!
Ponto de Encontro: Junto à Bandeira Nacional no topo do Parque Eduardo VII

Não é necessário inscrição, é só aparecer!

Visita ao Corredor Verde no 69º Aniversário da LPN, guiada por Pedro Lérias. Foto de Inês Machado (LPN) retirada daqui.

O Corredor Verde de Monsanto liga o Parque Eduardo VII e o Parque Florestal de Monsanto e é uma peça fundamental da estrutura ecológica da cidade de Lisboa. Ao longo dos seus 2,5 kms de extensão percorre-se uma sucessão de espaços verdes e hortas urbanas que pretendem criar uma ligação naturalizada entre a serra de Monsanto e o interior da cidade.

O Corredor Verde liga o centro de Lisboa ao Parque Florestal de Monsanto. Foto de Margarida Sá Pires.


Podem ver um registo de uma visita anterior que guiei para a LPN ao Corredor Verde aqui e aqui. Também anteriormente guiei este passeio para a Plataforma em Defesa das Árvores.


3. Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018, 18h30-20h00 - Dia da Inauguração da Feira do Livro de Lisboa
Passeio-convívio pelo Jardim do Parque Eduardo VII para conhecer algumas das suas árvores
Ponto de Encontro: Junto à Bandeira Nacional no topo do Parque Eduardo VII
Não é necessário marcação, é só aparecer!

O Parque Eduardo VII durante a Feira do Livro de Lisboa. Foto de Pedro Lérias.

 O Parque Eduardo VII é o maior parque do centro de Lisboa. Com mais de 50 espécies de árvores espalhadas por 26 hectares, muitas são as razões para explorar este espaço verde. O parque guarda muitas espécies exóticas, como eritrinas e belas-sombras, mas também exemplares das árvores e arbustos que constituíam a vegetação natural das colinas de Lisboa, como carvalhos-cerquinho, freixos e adernos-de-folha-larga.

Vista aérea do Parque Eduardo VII


1 comentário:

Anónimo disse...


Excelente iniciativa.
E claro com reduzidíssima divulgação nos media.