17/09/2017

As Jornadas Europeias do Património 2017, 22 a 24 de Setembro 2017


As Jornadas Europeias do Património 2017 vão decorrer entre 22 e 24 de Setembro de 2017 com entradas gratuitas em muitos museus e monumentos e muitas actividades a decorrer por todo o país.

"A entrada nos Museus e Monumentos sob tutela da DGPC, é gratuita no dia 24 para todos os visitantes e no dia 22 e 23 para todos os interessados em participar nas iniciativas integradas nas JEP 2017 e no Lisboa Open House 2017."

Podem ver a lista dos 23 museus e monumentos que terão portas abertas aqui. Muitos destes são em Lisboa (Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Mosteiro dos Jerónimos, Museu de Arte Popular, Museus Nacionais da Música, Arqueologia, Arte Antiga, Arte Contemporânea do Chiado, Etnologia, Azulejo, Teatro e Dança, Traje, Coche, e o Palácio Nacional da Ajuda, Panteão Nacional e Torre de Belém), mas a lista vai de Lisboa ao Porto, passando por Viseu, Coimbra, Tomar, Batalha, Mafra e Alcobaça.

Estão também agendadas mais de 1500 actividades diferentes por todo o país, de visitas guiadas a exposições, peddy-papers, etc. Podem ver o programa completo, ordenado por concelho, aqui (ficheiro pdf) ou consultar por concelho/tipo de actividade aqui. Para fazer uma consulta para Lisboa basta seleccionar Lisboa na lista de concelhos.

Em termos mais pessoais, eu irei guiar enquanto voluntário da LPN-Liga para a Protecção da Natureza duas visitas no Sábado, 23, e co-guiar junto com Jorge Fernandes, também para a LPN, uma visita a Monsanto no Domingo, 24. Os título das visitas e as ligações para a informação sobre as mesmas na página da DGPC são os seguintes: 
1. As árvores do Jardim Braamcamp Freire, Campo de Mártires da Pátria 
2. Visita ao Património Arbóreo do Jardim França Borges (Príncipe Real)
3. Um percurso pela herança geológica e de biodiversidade em Monsanto

Há actividades para todos os gostos e feitios. Aproveitem!

Sem comentários: